Conecte Conosco

Economia

Fenabrave diminui previsão de vendas de veículos em 2025; caminhões lideram recuo

Publicado

em

A Fenabrave revisou para baixo a previsão de crescimento do mercado automotivo para 2025. A estimativa de aumento nas vendas, que era de 5%, caiu para 4,4%, influenciada principalmente pelo desempenho negativo do setor de caminhões.

Se essa previsão se confirmar, o ano terminará com cerca de 2,75 milhões de veículos comercializados, incluindo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

O principal fator para essa desaceleração veio do segmento de veículos pesados, que acumula uma redução de 3,6% nas vendas no primeiro semestre. A Fenabrave agora prevê uma queda de 7% no ano para esse setor, um contraste em relação à projeção anterior de crescimento de 4,5%.

“Caminhões estão muito ligados ao PIB e ao crédito. A alta da taxa de juros teve grande impacto neste segmento”, afirmou Arcelio Junior, presidente da Fenabrave.

Apesar da safra excepcional de grãos, os agricultores reduziram o investimento na renovação da frota. Conforme explicou a economista Tereza Fernandez, os preços internacionais mais baixos da soja e do milho reduziram a margem de lucro no setor agrícola, diminuindo a necessidade por transporte.

Por outro lado, no mercado de carros de passeio e utilitários leves, que concentra a maior parte das vendas, a previsão de crescimento permanece em 5% para o ano de 2025.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados