Conecte Conosco

Economia

Ferrovia no Brasil deve crescer muito em 10 anos, diz ministro Renan Filho

Publicado

em

Renan Filho, ministro dos Transportes, declarou nesta quarta-feira, 1º de outubro, que o sistema ferroviário brasileiro apresentará avanços significativos na próxima década, superando o crescimento dos últimos 30 anos. A fala ocorreu na abertura do evento Brasil nos Trilhos, principal encontro do setor ferroviário de cargas do país.

Os investimentos em ferrovias alcançaram R$ 13,7 bilhões em 2024, quase o dobro do valor investido dois anos atrás, de acordo com o ministro.

Esse crescimento acompanha o aumento da safra agrícola, da exportação de minério e da produção industrial. A Transnordestina fará sua primeira viagem de carga em outubro, transportando milho do Piauí até o Ceará.

Renan Filho ressaltou que os investimentos vêm tanto do setor público quanto do privado, sendo a iniciativa privada a predominante. “Hoje existe confiança e uma visão de longo prazo que permite ampliar a carteira de projetos e garantir recursos para novas concessões”, afirmou.

Segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o nível atual de investimentos privados é o maior da história do setor.

O ministro destacou ainda que a expansão da malha ferroviária traz benefícios macroeconômicos imediatos, como a geração de empregos, aumento da renda e diminuição dos custos logísticos.

Espera-se que o crescimento do transporte ferroviário ajude a reduzir o custo do frete e aumente a competitividade do Brasil em setores como agronegócio, mineração e indústria exportadora.

“As taxas de juros devem cair, alcançando em 2026 um ambiente econômico esperado: inflação controlada, baixo desemprego, investimentos em alta e crescimento sustentável do PIB. Esse ciclo positivo — mais infraestrutura, confiança, juros menores, inflação estável e crescimento da renda — ajuda o país a enfrentar desafios econômicos”, disse o ministro.

Além disso, a retomada dos investimentos em transporte sobre trilhos na mobilidade urbana, com projetos de VLTs e trens regionais, foi destacada. Esse tipo de transporte deve ser visto como um meio para promover inclusão social e integração nacional, não apenas como uma alternativa de deslocamento.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados