Economia
Fila do INSS cresce e atinge 2,6 milhões em agosto

A lista de espera por benefícios do INSS aumentou em 65,2 mil novos pedidos de julho para agosto, alcançando um total de 2,6 milhões no mês, conforme dados do Ministério da Previdência.
Comparando com junho, quando a fila era de 2,4 milhões, houve um crescimento de 183 mil pedidos, representando um aumento de 7,5% em dois meses.
O INSS enfrenta dificuldades para diminuir a quantidade de solicitações por benefícios sociais da Previdência, um desafio importante para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se comprometeu a zerar essa fila durante a campanha.
Em 2024, a instituição iniciou o ano com uma fila de 1,57 milhões e terminou dezembro já com 2 milhões de pedidos. Um dos fatores que contribuem para o aumento é a greve dos servidores.
O sistema de atestado online, conhecido como Atestemed, também contribuiu para o crescimento dos requerimentos, embora tenha ajudado a reduzir os gastos. Essa ferramenta dispensa a realização de perícia médica para afastamentos de até 180 dias, e com isso, o INSS não precisa pagar o benefício retroativamente à data do pedido.
No final do ano passado, foi encerrado o sistema de bônus para servidores, criado no governo Bolsonaro, que tinha como objetivo diminuir a fila. Esse benefício foi reativado em 2024 para auxiliar no controle do aumento dos pedidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login