Conecte Conosco

Mundo

Filha de Kim Jong Un pode ser a próxima líder da Coreia do Norte, diz Seul

Publicado

em

A agência de inteligência da Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (11) que Ju Ae, filha do líder norte-coreano Kim Jong Un, que recentemente o acompanhou em uma visita oficial a Pequim, é vista como sua provável sucessora.

A jovem ganhou destaque internacional no início do mês ao fazer sua primeira viagem oficial ao exterior com o pai, que se encontrou com os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin.

Enquanto alguns analistas acreditam que Ju Ae possa herdar o comando, outros sugerem que existe um irmão mais velho sendo preparado secretamente para assumir a liderança do país isolado e com armas nucleares.

Segundo o legislador Lee Seong-kweun, após uma reunião com oficiais da agência de inteligência sul-coreana, a agência acredita que Ju Ae consolidou a narrativa revolucionária necessária para fortalecer sua posição como a sucessora provável, principalmente após a viagem à China.

A participação de Ju Ae na visita oficial é considerada pelo órgão como parte de um processo final para estabelecer sua sucessão, afirmou Lee.

Desde que foi apresentada ao público em 2022, durante o lançamento de um míssil intercontinental ao lado do pai, a imprensa estatal da Coreia do Norte a define como “a filha querida” e lhe concede o título honorífico “hyangdo”, reservado para líderes importantes ou sucessores.

Antes de 2022, a única evidência da existência de Ju Ae veio da declaração do ex-jogador de basquete americano Dennis Rodman, que disse ter conhecido a garota durante visita à Coreia do Norte em 2013.

As autoridades sul-coreanas qualificaram que o líder Kim Jong Un e sua esposa, Ri Sol Ju, tiveram um filho em 2010 e que Ju Ae nasceu depois desse ano.

Em 2023, contudo, o Ministério da Unificação declarou que não há confirmação sobre a existência do filho mencionado de Kim Jong Un.

Kim Jong Un nasceu provavelmente em 1983 ou 1984 e tinha menos de 30 anos quando assumiu o poder em dezembro de 2011, sucedendo seu pai Kim Jong Il.

Conforme relatado por Lee, os rumores sobre outro filho de Kim Jong Un, incluindo um com deficiência ou que estuda fora do país, são dados como pouco confiáveis.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados