Mundo
Filho do opositor Guanipa denuncia desaparecimento após nova prisão na Venezuela
O líder da oposição Juan Pablo Guanipa está desaparecido após ter sido detido novamente na Venezuela, menos de 12 horas depois de ter sido solto, informou seu filho nesta segunda-feira (9).
Ele foi preso novamente no domingo, logo após comentar sobre as eleições durante sua breve liberdade, quando circulou de motocicleta por Caracas e visitou familiares de presos políticos.
“Até o momento, não recebemos informações oficiais sobre onde ele está (…). Exijo uma prova de que meu pai está vivo imediatamente. Ele não descumpriu nenhuma condição de sua soltura, e desconhecemos seu paradeiro”, afirmou Ramón Guanipa em entrevista coletiva.
Guanipa é um colaborador próximo da líder da oposição e ganhadora do Nobel da Paz, María Corina Machado.
Ele passou a atuar na clandestinidade em janeiro de 2025, após acompanhar Machado em um protesto contra a posse de Nicolás Maduro para um terceiro mandato consecutivo, e foi preso em maio do mesmo ano.
“Sem dúvida, ele corre perigo. Considero que a situação é crítica (…) Precisamos denunciar isso e manter a pressão”, declarou seu filho.
A nova detenção no domingo foi qualificada como um “sequestro” por Machado, enquanto a Procuradoria-Geral afirmou que a prisão ocorreu pelo não cumprimento das condições de liberdade.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login