Centro-Oeste
Fim do incêndio na Chapada dos Veadeiros após chuva

A ação para controlar as chamas na Chapada dos Veadeiros terminou nesta segunda-feira (20/10), conforme comunicado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O fogo durou mais de 15 dias.
“Foram combatidos focos no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Território Kalunga, na Terra Indígena Avá-Canoeiro e em várias reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) da região”, afirmou o órgão. “A operação contou com mais de 215 profissionais, além de dois helicópteros e dois aviões air tractor, encerrando as atividades.”
Segundo o ICMBio, as equipes começaram a se retirar da área goiana nesta segunda-feira, enquanto o monitoramento continuará com servidores presentes localmente. O Ibama também manterá sua presença na região.
A chuva que ocorreu no final de semana foi fundamental para que as equipes conseguissem controlar a situação totalmente, embora descargas elétricas tenham causado novos focos na semana anterior. “Até o momento, não foram detectados novos focos provocados por raios”, afirmou o ICMBio.
Área afetada
Segundo o Instituto Chico Mendes, a área afetada pelo incêndio na Chapada dos Veadeiros é de aproximadamente 111 mil hectares (ha). Os focos detectados nos dias 16 e 17 de outubro consumiram 2.377,45 ha. O fogo atingiu cerca de 46% da extensão total do parque.
Além do ICMBio e do Ibama, participaram do combate às chamas grupos voluntários como a Brigada Rede Contra Fogo, BRIVAC, Brigada de São Jorge, Brigada Voluntária Cerrado de Pé e Brigada Voluntária Minaçu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login