Mundo
Fim dos incêndios na Espanha está perto

O término dos grandes incêndios que atingiram a Espanha por duas semanas, causando a morte de quatro pessoas e devastando mais de 350.000 hectares, está cada vez mais próximo, afirmou neste sábado (23) a diretora de Proteção Civil e Emergências, Virginia Barcones, em entrevista à TVE, a televisão pública.
“Já estamos quase lá e o fim está bem próximo”, disse ela, destacando que os incêndios são muito perigosos e que é necessário um último esforço para superar essa situação difícil.
Barcones informou que ainda existem 18 incêndios florestais ativos, dos quais 17 permanecem em situação operacional 2, o que representa risco para pessoas e residências, com especial atenção para o fogo em Igüeña, na província de León, região noroeste de Castilla y León.
Embora haja desafios, a percepção geral é de melhora e progresso, com a sensação de que o fim está próximo.
Celeiros e localidades continuam evacuados devido ao risco das chamas, mas muitos moradores puderam retornar para suas casas nas últimas 24 horas.
Os incêndios afetaram principalmente a parte oeste do país, especialmente as regiões de Galícia, Castilla y León e Extremadura.
Os incêndios começaram durante uma onda de calor que durou 16 dias, com temperaturas de até 40ºC em todo o país, chegando a 45ºC em algumas áreas do sul.
Com o fim da onda de calor, o aumento da umidade e a diminuição dos ventos tornaram as condições mais favoráveis para extinguir os incêndios, destacou Barcones.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login