Conecte Conosco

Economia

Fitch alerta para maior impacto do risco climático em ratings soberanos

Publicado

em

A Fitch Ratings indica que o risco climático será um componente cada vez mais determinante na avaliação do crédito dos países nas próximas décadas. Para aprimorar a identificação das nações com maior vulnerabilidade climática, a agência criou a ferramenta Sinais de Vulnerabilidade Climática (Climate.VS), que permite uma triagem detalhada desses riscos e contribui para análises mais precisas nas classificações de crédito.

O Climate.VS quantifica a exposição potencial dos perfis soberanos a riscos climáticos projetados para o período entre 2030 e 2050, utilizando uma escala que vai de 0 a 100.

Atualmente, aproximadamente metade dos países avaliados pela Fitch apresentam pontuação Climate.VS de 50 ou mais para 2050, indicando que os fatores climáticos podem ser suficientemente significativos para influenciar uma possível baixa na nota de crédito. Segundo a agência, os maiores riscos estão entre importantes exportadores de combustíveis fósseis e pequenos estados vulneráveis aos efeitos físicos das mudanças climáticas.

Quanto ao período até 2035, que mais impacta decisões de classificação de curto prazo, a incidência desses riscos é menor, com apenas 7% dos países apresentando pontuações acima de 50 no Climate.VS. A Fitch prevê que os impactos climáticos se intensificarão consideravelmente entre 2035 e 2050, em função da redução da demanda global por combustíveis fósseis, do aumento das temperaturas médias e da maior frequência e intensidade de eventos climáticos extremos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados