Economia
Fitch: gastos do consumidor nos EUA caem forte no primeiro semestre por inflação e tarifas

O consumo das famílias nos Estados Unidos apresentou uma desaceleração significativa na primeira metade de 2025, mostrando uma redução em comparação ao forte ritmo registrado no final de 2024, conforme análise da Fitch Ratings.
De acordo com a agência de classificação de risco, a crescente instabilidade na política comercial e a oscilação dos mercados acionários afetaram negativamente o otimismo dos consumidores, resultando em uma diminuição dos gastos das famílias.
Olu Sonola, chefe da Pesquisa Econômica dos EUA na Fitch, alerta que “com o aumento dos custos repassados ao consumidor devido a tarifas, a pressão inflacionária deve crescer, podendo levar a economia a enfrentar a estagflação ainda neste ano”. Ele acrescenta que os preços mais elevados devem impactar inicialmente os bens de consumo, provavelmente reduzindo os gastos dos consumidores antes do período de festas.
O crescimento dos gastos dos consumidores caiu para 0,5% no primeiro trimestre e para 1,4% no segundo trimestre de 2025, níveis inferiores aos 3,7% do terceiro trimestre e 4,0% do quarto trimestre de 2024.
A Fitch projeta que o ritmo de crescimento dos gastos das famílias ficará, em média, em 1,8% entre 2025 e 2026, número consideravelmente inferior à taxa de 2,8% registrada em 2024.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login