Conecte Conosco

Economia

FMI defende ação de países por equilíbrio das contas públicas e alerta para impacto de tarifas

Publicado

em

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ressaltou recentemente a importância de países adotarem estratégias coordenadas para recuperar a confiança na economia mundial e manter a sustentabilidade financeira pública, mesmo diante das persistentes tensões comerciais.

Em sua última atualização do relatório Perspectivas da Economia Mundial, o FMI recomendou que os bancos centrais ajustem suas políticas monetárias considerando o efeito das tarifas específicas de cada país. Para os países que instituíram tarifas, os bancos centrais precisam equilibrar cuidadosamente a proteção da economia real e evitar que aumentos temporários nos preços desencadeiem inflação duradoura. Já para aqueles que sofrem com os efeitos indiretos dessas tarifas, pode ser necessário reduzir gradualmente as taxas de juros devido à diminuição da demanda.

Para enfrentar as distorções no comércio internacional, o FMI sugere uma cooperação prática entre as nações, focando em reformas multilaterais, bem como em acordos regionais ou bilaterais. O objetivo dessas negociações é diminuir barreiras comerciais e de investimentos, desde que isso não agrave conflitos com outros parceiros comerciais.

Diante do cenário internacional volátil, o FMI recomenda utilizar análises de diferentes cenários e preparar planos de contingência. A médio prazo, o fundo aponta a necessidade de reformas estruturais em setores como mercado de trabalho, educação, regulação e tecnologia, incluindo a digitalização e a implementação da inteligência artificial (IA).

O organismo internacional também alertou para os riscos associados a políticas industriais amplas, como subsídios às exportações, que podem ser caras e desviar o foco. Para evitar desperdício de recursos, essas ações devem ser direcionadas com precisão para corrigir falhas de mercado e externalidades claramente identificadas.

No âmbito fiscal, o FMI recomenda medidas que recuperem a capacidade de investimento do governo e garantam a responsabilidade da dívida pública. Isso inclui reformas que incrementem a arrecadação de receitas, tornem os gastos públicos mais eficientes e incentivem o investimento privado.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados