Mundo
FMI destaca importância da autonomia dos bancos centrais frente a críticas de Trump

A diretora de comunicação do Fundo Monetário Internacional (FMI), Julie Kozack, ao ser questionada sobre as tensões entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o chefe do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, reafirmou o compromisso do FMI com a independência das instituições financeiras centrais.
“Esse princípio é essencial para que essas entidades possam executar suas funções com eficácia”, afirmou em entrevista coletiva na quinta-feira, 24.
Kozack também ressaltou a importância da confiança nas instituições financeiras centrais para controlar as expectativas inflacionárias e contribuir para a queda da inflação em diversas nações. Ela enfatizou que essa autonomia deve ser acompanhada de uma clara responsabilidade perante a população.
A porta-voz do FMI salientou que a formulação da política monetária nos EUA deverá considerar vários aspectos. “O Fed terá que levar em conta tanto as ações comerciais do governo quanto os dados econômicos divulgados, incluindo eventuais pressões salariais, ao decidir o ritmo e o momento de mudanças nas taxas de juros daqui para frente”, explicou.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login