Conecte Conosco

Economia

FMI indica alta da dívida do Brasil para quase 100% do PIB em cinco anos

Publicado

em

Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta que a dívida pública bruta do Brasil vai ultrapassar 90% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, chegando a 98,1% em cinco anos. Este cenário, apresentado no relatório Monitor Fiscal divulgado recentemente, mostra uma leve melhora em relação à edição anterior, porém ainda é preocupante para as finanças públicas do país.

A previsão para a dívida em 2024 é de 91,4% do PIB, um pouco menor que os 98,2% estimados anteriormente. No ano passado, a dívida estava em 87,3% do PIB, de acordo com os cálculos do FMI. A estimativa para 2030 anteriormente era de 99,4% do PIB.

O nível da dívida bruta é um dos principais indicadores da saúde financeira de um país e é acompanhado atentamente por analistas e investidores.

O FMI utiliza um critério diferente para calcular a dívida bruta em comparação com o governo brasileiro, incluindo os títulos do Tesouro Nacional que estão na carteira do Banco Central, o que não é contabilizado na metodologia nacional.

Segundo dados do Brasil, o endividamento bruto estava em 77,5% do PIB em agosto, conforme os dados mais recentes, totalizando R$ 9,6 trilhões.

Entre 38 economias emergentes analisadas no relatório, apenas três países apresentam uma relação dívida/PIB acima da brasileira: Bahrein (142,5% do PIB), Ucrânia (108,6% do PIB) e China (96,3% do PIB).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados