Destaque
Fome é companheira da guerra, afirma Lula no Fórum Mundial da Alimentação

Ao iniciar o Fórum Mundial da Alimentação, em Roma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta segunda-feira (13) que “a fome está profundamente ligada à guerra”. “Seja ela travada com armas ou com barreiras comerciais e subsidiações.”
“Conflitos armados, além de causar sofrimento humano e destruir a infraestrutura, interrompem o fornecimento de insumos e alimentos. Políticas protecionistas adotadas por países desenvolvidos comprometem a agricultura no mundo em desenvolvimento.”
Luiz Inácio Lula da Silva destacou ainda os 80 anos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e seu papel junto ao Programa Mundial de Alimentos e ao Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura.
“É inegável que o mundo estaria em situação pior sem o multilateralismo. Por meio da FAO, um número cada vez maior de países reconheceu o direito à alimentação em suas legislações”, frisou o presidente.
Há 10 anos, Lula participou das comemorações dos 70 anos da entidade. “Naquela época, o entusiasmo com a agenda 2030 era grande. O mundo estava unido por objetivos comuns e vislumbrava um futuro promissor.”
“Hoje, tanto nossa capacidade de trabalhar juntos quanto o otimismo que tínhamos foram abalados. Os desafios cresceram, porém é fundamental que continuemos firmes. Enquanto existir fome, a FAO continuará essencial.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login