Conecte Conosco

Mundo

Força multinacional para Ucrânia após cessar-fogo, dizem aliados de Kiev

Publicado

em

O presidente francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, assinaram na terça-feira (6) uma declaração de intenções para a criação de uma força multinacional que será ativada após um cessar-fogo na Ucrânia.

Essa força tem sido discutida por meses e visa garantir a segurança e estabilidade após o fim dos conflitos, conforme afirmou Macron em uma reunião dos apoiadores de Kiev realizada em Paris. Ele destacou que o acordo inclui garantias sólidas que asseguram uma paz duradoura e segura no país.

Para Macron, essas garantias são fundamentais para impedir que um acordo de paz seja interpretado como rendição da Ucrânia ou que represente uma ameaça renovada por parte da Rússia.

O representante norte-americano, Steve Witkoff, que participou das negociações em Paris, enfatizou o avanço significativo nas discussões. Segundo ele, o pacto sobre as garantias de segurança está praticamente fechado, o que dará ao povo ucraniano a certeza de que o fim do conflito será definitivo.

Jared Kushner, genro do ex-presidente dos Estados Unidos, também esteve presente nas conversações.

Witkoff apontou que a definição das fronteiras será o aspecto mais delicado e aguardam que seja possível alcançar concessões importantes.

Starmer afirmou que, após o cessar-fogo, Reino Unido e França planejam estabelecer centros militares por toda a Ucrânia e construir instalações seguras para o armazenamento de armas e equipamentos militares, visando apoiar as necessidades defensivas do país.

Porém, ele alertou que um acordo de paz só será possível se o presidente russo, Vladimir Putin, estiver disposto a negociar concessões, o que ainda não demonstra estar disposto a fazer.

O chanceler alemão, Friedrich Merz, declarou que as tropas alemãs podem participar da supervisão do cessar-fogo, embora estivessem posicionadas em um país vizinho. Ele também ressaltou que concessões serão inevitáveis durante o processo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados