Mundo
Forças israelenses fazem ações na periferia da Cidade de Gaza
Militares israelenses conduziram diversas operações ao redor da Cidade de Gaza nesta sexta-feira (15), em preparação para uma possivel ofensiva maior para assumir o controle substancial da área, conforme informado pelo Exército israelense.
O comunicado foi divulgado uma semana depois que o Conselho de Segurança de Israel autorizou a tomada da maior cidade do território palestino, após quase dois anos de conflito que resultou em uma profunda crise humanitária.
“Nos últimos dias, as tropas das IDF [Forças de Defesa de Israel] atuaram na região de Zeitun, nos arredores da Cidade de Gaza”, declarou o Exército em seu informe.
“As forças estão envolvidas em operações de detecção de explosivos, neutralização de combatentes e desmantelamento de estruturas terroristas tanto na superfície quanto abaixo do solo”, afirmou o Exército.
Na quarta-feira, o chefe do Estado-Maior do Exército israelense confirmou que o plano para um novo ataque visando capturar a Cidade de Gaza foi aprovado.
Moradores locais relataram à agência AFP que os bombardeios em áreas residenciais aumentaram recentemente. No começo da semana, o grupo islâmico armado Hamas condenou as agressivas incursões terrestres israelenses na região.
As intenções do governo israelense de ampliar o confronto geraram reações internacionais de reprovação, bem como manifestações internas.
O ataque do Hamas em outubro de 2023, que desencadeou o conflito, resultou na morte de 1.219 pessoas, conforme dados oficiais compilados pela AFP.
Do lado palestino, o Ministério da Saúde de Gaza informa que aproximadamente 61.827 palestinos perderam a vida, número reconhecido pela ONU como confiável.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login