Conecte Conosco

Mundo

Forte tsunami ocorre na costa leste da Rússia

Publicado

em

Um terremoto de intensidade 7,8 foi detectado nesta sexta-feira (20, data local) na costa de Kamchatka, na região mais oriental da Rússia, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Este evento ocorreu poucos dias após outro tremor significativo na mesma área.

O abalo sísmico aconteceu a 128 quilômetros a leste da cidade russa de Petropavlovsk-Kamchatsky, com profundidade de dez quilômetros, de acordo com o USGS. Isso levou o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico dos Estados Unidos a emitir um aviso para possíveis ondas perigosas nas áreas costeiras próximas.

Vídeos compartilhados nas redes sociais russas mostravam móveis e lustres se movendo dentro das residências, enquanto outro vídeo exibia um carro estacionado oscilando para frente e para trás em uma rua.

A agência regional de monitoramento geofísico da Rússia avaliou a magnitude como sendo 7,4, e informou a ocorrência de pelo menos cinco tremores secundários.

“Esta manhã, a força dos moradores de Kamchatka está sendo novamente testada”, afirmou o governador da região, Vladimir Solodov, em sua conta no Telegram.

“Até o momento não há relatos de danos. Peço a todos que mantenham a calma […] Um alerta de tsunami foi emitido para a costa leste da península. A população está sendo avisada”, acrescentou.

A península de Kamchatka está localizada no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área ao redor do oceano Pacífico conhecida por sua intensa atividade sísmica.

Em julho deste ano, um terremoto de magnitude 8,8 na mesma região gerou um tsunami que causou destruição significativa em uma vila costeira local.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados