Mundo
Fósseis de baleia aparentemente fofa, mas perigosa, são encontrados na Austrália

Cientistas da Austrália encontraram fósseis de uma baleia dentada que viveu nos oceanos há 26 milhões de anos, uma criatura que parecia encantadora à primeira vista, mas na verdade era uma caçadora temível.
Especialistas do Museu Victoria recriaram o exemplar a partir do crânio fossilizado e muito bem conservado, achado em 2019 na Surf Coast Shire, na costa do estado de Victoria.
Esta baleia rápida, com dentes afiados, tinha um tamanho semelhante ao de um golfinho. “É como uma pequena baleia com olhos grandes e uma boca cheia de dentes cortantes”, disse o pesquisador Ruairidh Duncan.
“Imagine uma baleia com barbatanas parecida com um tubarão, pequena e charmosa, mas definitivamente perigosa”, acrescentou.
O crânio pertence a uma espécie antiga chamada mammalodon, sendo este o quarto exemplar desse tipo já encontrado, conforme informou o museu.
“Esse fóssil revela como as baleias antigas cresceram e se transformaram, mostrando como a evolução adaptou seus corpos para a vida marinha”, explicou o paleontólogo Erich Fitzgerald, coautor do estudo.
A Surf Coast Shire está situada na formação geológica Jan Juc, que remonta ao período Oligoceno, entre 23 e 30 milhões de anos atrás.
Vários fósseis raros foram descobertos ao longo desse trecho de praia, uma área conhecida pelo estudo da evolução primitiva das baleias.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login