Conecte Conosco

Mundo

Fracassa tentativa de destituir 24 legisladores na oposição em Taiwan

Publicado

em

Os eleitores de Taiwan rejeitaram neste sábado (26) uma tentativa de retirar 24 legisladores da oposição, segundo dados oficiais, o que representou uma derrota para o partido do presidente Lai Ching-te e suas esperanças de controlar o Parlamento.

Grupos civis apoiados pelo Partido Democrático Progressista (PDP), liderado por Lai, tentaram destituir 24 legisladores do principal partido opositor, o Kuomintang (KMT), acusados de serem favoráveis à China e uma ameaça à segurança nacional.

O KMT, que busca closer relações com Pequim e comanda o Parlamento em aliança com o Partido Popular de Taiwan (PPT), classificou esta votação como uma tentativa inédita de dominar o poder.

Horas após o fechamento das urnas em Taiwan, a contagem oficial da Comissão Eleitoral Central confirmou que nenhuma das revogações foi aprovada.

Uma nova votação para revogar o mandato de outros sete legisladores do KMT será realizada em 23 de agosto.

O PDP precisa derrubar pelo menos 12 legisladores do KMT para obter o controle provisório do Legislativo, mas a análise do Grupo Eurasia indica que as chances desse resultado são de cerca de 60%.

Lai conquistou a presidência em 2024, mas seu partido perdeu a maioria legislativa.

Desde então, o KMT e o PPT uniram-se para dificultar a agenda do presidente e reduzir ou congelar partes do orçamento do governo.

O partido de Lai precisará conquistar seis cadeiras em uma eleição parcial ainda este ano para fortalecer seu controle no Parlamento, que tem 113 assentos, um desafio que especialistas consideram muito difícil.

O analista Lev Nachman observou que, independente dos resultados das eleições previstas para 2025, as divisões políticas em Taiwan devem se intensificar ainda mais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados