Conecte Conosco

Economia

França aplica multa de 40 milhões na Shein por práticas enganosas

Publicado

em

A França anunciou nesta quinta-feira (3) a aplicação de uma multa recorde de 40 milhões de euros (equivalente a 256 milhões de reais) contra a gigante chinesa do comércio eletrônico Shein, por práticas comerciais enganosas ligadas à oferta de preços e suas consequências ambientais.

Essa penalidade ocorre em meio à crescente pressão na França contra empresas associadas à “moda ultrarrápida”, devido aos seus impactos econômicos e ecológicos. O Parlamento francês está avaliando medidas para frear a expansão desse tipo de negócio.

A autoridade francesa responsável pela concorrência e antifraude, DGCCRF, indicou que a investigação apontou que a Shein adotava ações comerciais enganosas para com os consumidores, especialmente em relação aos descontos oferecidos.

Durante quase um ano de investigação, foi constatado que a empresa aumentava preços antes de aplicá-los à promoção, criando a falsa impressão de uma oportunidade vantajosa ao consumidor.

  • Em 11% das vezes, os descontos correspondiam a aumentos de preço;
  • Em 57% dos casos, não havia qualquer redução;
  • Em 19%, a queda no preço era inferior ao anunciado.

A Shein, fundada na China e estabelecida na França desde 2015, onde cresceu rapidamente no setor de vestuário e calçados, aceitou a multa proposta mediante acordo com o ministério público, conforme declarou a DGCCRF.

A empresa é frequentemente criticada por seus impactos ambientais negativos, concorrência desleal e condições de trabalho inadequadas, sendo um símbolo controverso da “moda ultrarrápida”.

Em resposta à AFP, a Shein informou que adotou prontamente as medidas corretivas necessárias no prazo de dois meses após ser notificada da investigação pela DGCCRF em março do ano anterior.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados