Mundo
França critica ação dos EUA na Venezuela como ilegal
Sébastien Lecornu, primeiro-ministro da França, declarou nesta terça-feira (6) que a intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela é considerada “ilegal” por seu governo. Ele defendeu a necessidade de uma transição democrática após a detenção de Nicolás Maduro, indicando incertezas sobre a posição oficial da França.
“Tudo relacionado a este caso é ilegal. Isso inclui o governo de Nicolás Maduro, o processo eleitoral previsto para 2024 e a operação militar dos EUA, que vai contra as normas da Carta das Nações Unidas”, afirmou Lecornu, político de centro-direita, durante uma sessão de perguntas no Parlamento.
Após críticas geradas pela primeira reação do presidente Emmanuel Macron no sábado, em que ele sugeriu que o povo venezuelano poderia comemorar o fim do que chamou de “ditadura de Maduro”, o presidente francês mudou sua postura. Dois dias depois, em uma reunião ministerial, Macron esclareceu que a França “não apoia nem concorda” com os métodos utilizados pelos Estados Unidos para prender Maduro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login