Conecte Conosco

Mundo

França critica uso imediato do acordo Mercosul como ataque à democracia

Publicado

em

A França vê como um ataque à democracia a implementação imediata do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, mesmo com o pedido do Parlamento Europeu para que o Tribunal de Justiça da UE (TJUE) faça uma revisão.

A porta-voz do governo francês, Maud Bregeon, declarou nesta quinta-feira (22) durante uma entrevista ao canal Europa1/Cnews que, caso a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, force a aplicação provisória do tratado, isso seria uma violação democrática, considerando o contexto atual e a recente votação em Estrasburgo.

Embora a Comissão Europeia tenha a possibilidade de aplicar o acordo de maneira temporária antes da decisão do TJUE, Bruxelas afirmou que ainda não decidiu sobre essa ação.

O Parlamento Europeu enviou o acordo, firmado entre a União Europeia e os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), ao TJUE, o que pode atrasar a formação de uma das maiores zonas de livre comércio no mundo.

Essa medida, em princípio, postergar a entrada em vigor do acordo por vários meses, garantindo assim que todas as formalidades legais e revisões sejam devidamente cumpridas antes da execução do tratado.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados