Mundo
França enfrenta forte onda de calor com até 41ºC

A França está enfrentando a partir desta sexta-feira (8) sua segunda onda de calor do verão, com temperaturas que podem chegar a 41ºC. Este calor intenso pode piorar a seca no sul do país e aumentar o risco de incêndios florestais.
A primeira onda, que ocorreu entre 19 de junho e 6 de julho, resultou em 480 mortes além do esperado, segundo as autoridades de saúde.
O novo pico da onda de calor está previsto para domingo (10) e início da próxima semana, enquanto os bombeiros continuam combatendo um grande incêndio perto de Narbona, no sul da França.
Este incêndio consumiu 17 mil hectares antes de ser controlado na tarde de quinta-feira (7), causando uma fatalidade. É considerado um dos incêndios mais graves na França desde a Segunda Guerra Mundial.
O serviço meteorológico Météo-France emitiu alerta laranja, o segundo de maior gravidade, para 11 departamentos do sul na sexta-feira, número que aumentará para 17 no sábado.
Com o termômetro chegando a 41ºC no domingo, o Météo-France também sinalizou um elevado risco de incêndios na região do Mediterrâneo, ameaçando ainda mais a seca e preocupando os produtores de uva.
“Espera-se que as temperaturas altas se intensifiquem no começo da próxima semana e se mantenham pelo menos até a segunda metade da semana”, informou o departamento meteorológico.
Em Lyon, conhecida por frequentes alertas de calor, os habitantes se preparam para temperaturas próximas aos 40ºC neste fim de semana.
Sob uma pérgola na praça Bellecour, Séléna, uma funcionária de 22 anos do sistema de transporte local, comenta: “Eu tento me proteger do sol”.
Especialistas têm advertido há anos sobre as consequências das mudanças climáticas, que têm tornado as ondas de calor, secas e eventos meteorológicos extremos mais intensos e frequentes.
Recentemente, o mundo registrou o terceiro mês de julho mais quente da história, com a temperatura média 1,25ºC acima do período pré-industrial (1850-1900), de acordo com o serviço europeu Copernicus.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login