Mundo
França inicia inquérito sobre ex-ministro ligado a Epstein
Promotores franceses anunciaram na sexta-feira (6) à AFP a abertura de uma investigação preliminar contra o ex-ministro Jack Lang e sua filha Caroline, após terem seus nomes citados em documentos recentemente divulgados relacionados ao financista Jeffrey Epstein.
Lang é a personalidade francesa de maior destaque mencionada nesses arquivos, que foram publicados pela Justiça dos Estados Unidos. Ele e sua filha são alvo de uma investigação por “lavagem de dinheiro oriundo de fraude fiscal agravada”, com base em supostos vínculos financeiros com Epstein.
De acordo com o jornal Les Véhicules Financiers, Lang, atual diretor do Instituto do Mundo Árabe (IMA) em Paris, teria solicitado várias vezes recursos ou favores a Epstein. O ex-ministro, porém, declarou desconhecer as atividades criminosas do financista.
O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, revelou à AFP que convocou Lang para um encontro no próximo domingo. Desde a divulgação dos vínculos com Epstein por meio dos novos documentos judiciais americanos, aumentaram os pedidos para que Lang deixe seu cargo.
“Os primeiros dados que surgem desses documentos são inéditos e muito sérios”, afirmou Barrot, acrescentando que serão necessárias análises detalhadas.
Lang não respondeu às tentativas de contato da AFP, contudo seu advogado Laurent Merlet afirmou que a intenção é esclarecer a versão de seu cliente e negou que os documentos comprovem uma amizade próxima entre Epstein e o ex-ministro.
O nome de Caroline também está presente nos documentos relacionados a uma empresa constituída no exterior em parceria com Epstein. Produtora de cinema, ela renunciou recentemente ao cargo de presidenta do Sindicato de Produção Independente, enquanto seu pai resistiu às pressões e decidiu manter-se no comando do IMA.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login