Mundo
França rejeita acordo atual entre UE e Mercosul
O ministro francês da Economia e Finanças, Roland Lescure, afirmou em entrevista ao jornal econômico alemão Handelsblatt neste domingo (14) que o tratado de livre comércio entre a União Europeia e os países do Mercosul não é adequado em sua forma presente.
De acordo com Roland Lescure, o acordo, do jeito que está, não pode ser aceito. Essa posição pode impactar a visita da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao Brasil no próximo sábado, para formalizar a assinatura do acordo com o Mercosul, que inclui Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Os países europeus devem se posicionar sobre o acordo comercial entre os dias 16 e 19 de dezembro, conforme informações de fontes da Europa. Enquanto isso, os 27 Estados-membros esperam o resultado de uma votação no Parlamento Europeu na terça-feira, que trata de garantias para acalmar os agricultores, principalmente os franceses, que são contra o tratado.
O ministro francês destacou que uma das condições para aprovar o acordo é a inclusão de uma cláusula de proteção forte e eficaz. A segunda condição é que os padrões de produção vigentes na União Europeia também precisem ser aplicados nos países parceiros. A última condição é ter um controle rigoroso sobre as importações.
Caso aprovado, o pacto UE-Mercosul criará um mercado conjunto com 722 milhões de pessoas. O acordo permitirá que a União Europeia exporte mais carros, máquinas e vinhos, porém também abrirá o mercado para entrada de carne bovina, aves, açúcar e mel, entre outros produtos. Os agricultores europeus veem isso como uma concorrência desleal.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login