Mundo
França vai reconhecer Estado palestino na ONU em setembro

A França confirmou que reconhecerá o Estado palestino durante a Assembleia Geral da ONU que ocorrerá em setembro próximo, em Nova York. O anúncio foi feito pelo presidente Emmanuel Macron, que ressaltou a importância de uma paz justa e duradoura no Oriente Médio.
“Mantendo nosso compromisso com a paz duradoura no Oriente Médio, decidi que a França reconhecerá o Estado da Palestina oficialmente. Farei este anúncio durante a Assembleia Geral da ONU em setembro”, afirmou Macron em suas redes sociais X e Instagram.
A França e a Arábia Saudita vão liderar uma cúpula internacional com chefes de Estado para reavivar a proposta da solução de dois Estados: um palestino e outro israelense. Inicialmente essa conferência estava planejada para junho, mas foi adiada devido ao conflito de 12 dias entre Israel e Irã.
Antes da cúpula, haverá uma reunião ministerial em Nova York nos dias 28 e 29 de julho.
Até o momento, cerca de 142 países já reconheceram o Estado palestino, segundo dados da AFP. Entretanto, os Estados Unidos e Israel se opõem fortemente a essa iniciativa diplomática.
O vice-primeiro-ministro israelense, Yariv Levin, qualificou a decisão da França como “uma mancha negra na história francesa e um apoio direto ao terrorismo”. Ele também ressaltou que tal decisão é

Você precisa estar logado para postar um comentário Login