Brasil
Frente avança em Grupo Parlamentar de Cooperação Brasil-Quênia

Por Tábita Marinho
A Frente Parlamentar pelo Fortalecimento das Relações entre Brasil, demais países da América Latina, Caribe e África (FPALCA) marcou presença no II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, nesta quinta-feira (22/5), em Brasília, reafirmando o compromisso do grupo parlamentar com o aprofundamento das relações interparlamentares e institucionais com o continente africano.
Cooperação Brasil-Quênia
Durante o evento, a Frente Parlamentar realizou uma reunião oficial com o Presidente do Parlamento do Quênia, S.E. Moses Wetang’ula, e o Embaixador do Quênia no Brasil, Embaixador Karanja.
Adriano Carneiro apresentou a proposta de criação de um Grupo de Cooperação Parlamentar Brasil-Quênia, com o objetivo de compartilhar experiências legislativas, projetos e programas conjuntos nos seguintes eixos:
* Agricultura
* Comércio
* Turismo
* Ferramentas financeiras para promoção do intercâmbio comercial.
A delegação queniana destacou que a relação com o Brasil é considerada prioridade estratégica, especialmente nos campos mencionados, e garantiu apoio integral do Parlamento queniano às iniciativas.
O convite para que uma delegação parlamentar brasileira visite o Quênia ainda este ano foi formalmente entregue, e a Embaixada do Quênia comprometeu-se a acompanhar e facilitar os próximos passos da cooperação.
FPALCA
A Frente, atualmente presidida pelo deputado Zeca Dirceu, com o deputado Washington Quaquá como fundador e presidente de honra, foi representada oficialmente pelo Secretário Executivo, Adriano Carneiro, que participou das atividades do dia, articulando novas frentes de cooperação.
Adriano esteve acompanhado de Rui Mucaje, presidente da AfroChamber – Câmara de Comércio Afro-Brasileira, entidade parceira nas articulações institucionais e empresariais entre o Brasil e o continente africano.
Diálogo Brasil-África
A abertura do Diálogo Ministerial contou com as seguintes autoridades
* Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira
* Diretora Executiva da AUDA-NEPAD, Nardos Bekele-Thomas
* Ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social – Brasil)
* Primeira-Dama Janja Lula da Silva
Os painéis temáticos contaram com a participação de autoridades africanas e brasileiras
* Painel 1: Agricultura familiar e sistemas resilientes (Angola, Ruanda e Brasil)
* Painel 2: Inovação e pesquisa em sistemas agroalimentares (Eswatini, Nigéria, EMBRAPA)
* Painel 3: Políticas públicas e segurança alimentar (Tanzânia, Etiópia, Brasil)
* Painel 4: Financiamento multilateral (FIDA, BAD, BNDES, Ministério da Fazenda)
O evento foi encerrado com adoção de declaração conjunta e cerimônia de assinatura de atos, reforçando compromissos multilaterais pelo combate à fome.
Atividades Diplomáticas e Relacionamento Institucional
Ao final do dia, a Frente Parlamentar participou do jantar de confraternização com autoridades internacionais, reforçando os laços com ministros africanos e representantes de organismos multilaterais.
“A atuação da Frente Parlamentar durante o evento consolida nosso papel como ponte política entre o Brasil e o continente africano, promovendo integração parlamentar, cooperação técnica e alianças estratégicas multissetoriais”, afirma o secretário executivo Adriano Carneiro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login