Mundo
Fundador do Telegram pode viajar livremente ao exterior, diz justiça francesa
A França removeu a restrição que impedia Pavel Durov, fundador do Telegram, de viajar para fora do país, conforme informou na quinta-feira (13) uma fonte judicial ligada ao processo.
O empresário russo, de 41 anos, foi preso em Paris em 2024 e está sob investigação por suposta ligação da plataforma a atividades ilícitas.
Inicialmente, Durov estava proibido de deixar a França, mas em julho o controle judicial foi flexibilizado, permitindo que ele morasse nos Emirados Árabes Unidos, onde fica a sede do Telegram, desde que retornasse periodicamente à França.
Atualmente, as autoridades suspenderam totalmente essa restrição, e Durov não precisa mais se apresentar quinzenalmente à polícia em Nice, no sudoeste francês.
Segundo uma fonte judicial que pediu anonimato, Durov cumpriu todas as exigências do controle judicial no último ano.
Pavel Durov, que tem dupla cidadania, francesa e russa, é acusado de não agir para impedir a circulação de conteúdos criminosos, como imagens de abusos sexuais infantis, na plataforma.
Em um interrogatório em dezembro de 2024, ele admitiu que houve aumento da atividade criminosa no Telegram e prometeu melhorar a supervisão dos conteúdos.
Entretanto, o fundador do Telegram criticou as autoridades francesas por não terem seguido os procedimentos legais corretos ao solicitarem informações sobre moderação de conteúdo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login