Notícias Recentes
Furto de fio deixa um semáforo apagado por dia em SP, diz CET
Em 2016, mais de 22 mil metros de cabos elétricos foram roubados. Na Avenida Rio Branco, semáforo foi furtado oito vezes somente em julho.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registra por dia, em média, um caso de semáforo apagado por causa do furto de fios em São Paulo. De janeiro a junho de 2016 foram furtados mais de 22 mil metros de cabos elétricos na cidade. O número é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 26 mil metros foram furtados.
Na madrugada desta terça (19), o furto de cabos de semáforo ocorreu no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua dos Gusmões, no Centro.
“Essa linha ela corta até lata, metal, ela corta. Então eles fazem, amarram uma pedra, jogam no fio, e aí eles serram o fio numa ponta e a outra ponta eles utilizam o mesmo método para poder cortar o fio”, explica.
Por volta das 18h desta terça, a reportagem do SPTV flagrou fios de semáforos rompidos no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Vitória. Na Rua Gusmões o farol também estava desativado.
Segundo a CET, só na região do Brooklin, Zona Sul da cidade, desde maio foram onze roubos de fios e cabos em semáforos. Quatro boletins de ocorrência foram registrados.
“A reposição disso é difícil a gente sabe que tem que manter um estoque muito grande de cabos e tem que fazer uma manutenção constante periódica para poder garantir. Muitas vezes a gente troca num dia na mesma noite os cabos são roubados novamente”, afirma Tadeu Leite, diretor de planejamento da CET.
Investigação
Um vídeo feito pela Polícia Civil mostra um galpão em Itaquaquecetuba onde funcionava a base de uma dessas quadrilhas. Nela, os policiais encontraram máquinas para separar e fundir o cobre, que é o que tem valor e é revendido pelos bandidos. No local foram apreendidas quatro toneladas de fios e cabos. Dois homens foram presos por receptação.
A delegacia que investiga esse tipo de crime diz que realiza operações como essa em ferros-velhos a cada duas semanas. “Já foram presos sete receptadores e tem 30 inquéritos instaurados por esse tipo de crime”, revela o delegado Jan Plzak.
A CET informou que substitui todos os cabos furtados. E que está trabalhando no aterramento dos controladores e dos cabos elétricos para evitar a ação dos ladrões.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login