Conecte Conosco

Mundo

G20 destaca importância da autonomia dos bancos centrais

Publicado

em

As nações participantes do G20 reforçaram nesta sexta-feira (18) a importância da independência dos bancos centrais, em meio a críticas recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.

Donald Trump questionou repetidamente as decisões de Powell por não reduzir as taxas de juros com maior rapidez, chegando a chamá-lo de “cabeça de vento” e “idiota”.

Na última semana, o presidente americano sugeriu até que poderia demitir Powell por suposta “fraude” relacionada a um projeto de renovação na sede do Federal Reserve.

Em declaração conjunta divulgada após uma reunião dos ministros das finanças na África do Sul, o grupo destacou: “Os bancos centrais têm o compromisso firme de garantir a estabilidade dos preços, conforme seus mandatos, e continuarão a ajustar suas políticas com base nos dados disponíveis.”

O comunicado ressaltou que a autonomia dos bancos centrais é fundamental para alcançar este objetivo, um consenso que inclui também os Estados Unidos.

A reunião contou com a ausência do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e foi representada pelo subsecretário interino de Relações Internacionais, Michael Kaplan.

O G20 engloba 19 países e duas organizações regionais, que juntos respondem por mais de 80% da produção econômica global.

O grupo se vê desafiado a responder às mudanças significativas na política do seu membro mais influente, os Estados Unidos, que alteraram as regras do comércio internacional desde a chegada de Trump à presidência.

O comunicado conclui destacando que a economia mundial enfrenta uma série de incertezas e desafios complexos, entre eles conflitos armados em andamento, além de tensões geopolíticas e comerciais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados