Mundo
G7 analisa limitações comerciais para países que financiam a guerra da Rússia

Os ministros das Finanças dos países que compõem o G7 estão considerando implementar restrições comerciais e outras medidas contra nações e organizações que colaboram financiando os esforços de guerra da Rússia. Isso inclui a importação de produtos refinados derivados do petróleo russo, conforme informado em um comunicado divulgado na quarta-feira (1°).
O documento destaca a importância de adotar sanções comerciais, como tarifas e proibições tanto para importação quanto para exportação, como parte da estratégia para reduzir a receita da Rússia.
“Tomaremos ações concretas para diminuir significativamente, com a meta de eliminar de forma gradual, as nossas importações remanescentes provenientes da Rússia, incluindo os hidrocarbonetos”, afirmou o comunicado.
Além disso, o grupo destacou que pretende aplicar tarifas e sanções a países que estejam aumentando suas compras de petróleo russo: “Concordamos que este é o momento de intensificar a pressão sobre as exportações de petróleo russas, que representam uma fonte crucial de receita.”
O G7 também planeja impor limitações em setores estratégicos da Rússia, como o industrial, para elevar os custos da guerra. “Essas ações irão intensificar a pressão sobre a Rússia por meio de medidas financeiras e econômicas coordenadas,” declarou o grupo, que marcou uma nova reunião para 15 de outubro a fim de avançar nas discussões.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login