Conecte Conosco

Economia

Garagem VW: 5 carros históricos que marcaram gerações

Publicado

em

São Paulo (SP) – A Volkswagen preserva na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), um dos mais importantes acervos automotivos do Brasil. A chamada Garagem Volkswagen reúne cerca de 50 veículos essenciais da memória da marca no país, incluindo clássicos, esportivos, protótipos e modelos raros, todos cuidadosamente mantidos ou restaurados pela equipe técnica da montadora.

Segundo o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, o espaço cria uma conexão emocional forte com o público.

“A Garagem Volkswagen é um projeto dinâmico, que evolui junto com a marca. Mais do que guardar nossa história, ela reforça o laço emocional que o público tem com a Volkswagen e mostra como a tradição e a inovação caminham lado a lado”, ressalta Possobom.

O blog FMotors visitou o local a convite da Volkswagen para conhecer de perto alguns dos exemplares mais emblemáticos da história automotiva nacional.

Dentre os vários modelos icônicos presentes, selecionamos cinco carros que marcaram épocas e explicam como a Volkswagen se integrou ao cotidiano e à cultura brasileira. Confira!

1) Fusca 1950 – O pioneiro da Volkswagen no Brasil

O Fusca entrou no mercado brasileiro em 1953, inicialmente por montagem, passando à fabricação nacional em 1959 na fábrica Anchieta.

Com seu design arredondado, motor boxer 1.200 a ar e interior simples, tornou-se símbolo mundial. A partir de 1959, o Fusca passou por várias melhorias mecânicas, oferecendo motores de 1.2 a 1.6, versões especiais como o “Fuscão” com bitola traseira ampliada e as lanternas “Fafá” lançadas em 1979.

Entre reestilizações e edições limitadas, mais de 3,1 milhões de unidades foram vendidas no Brasil, consolidando-o como ícone da marca.

2) SP1 – O esportivo brasileiro raro e colecionável

O SP1 é uma das peças mais preciosas da Garagem. Criado e fabricado no Brasil, seu design mostra a capacidade nacional em design automotivo. Com menos de 100 unidades produzidas, hoje é item de colecionadores internacionais.

Suas linhas baixas, aerodinâmica eficiente e visual criado pelo renomado designer Márcio Piancastelli se destacam. Equipado com motor 1.6, painel integrado, bancos esportivos de couro e limpador pantográfico — uma inovação da época.

A unidade de 1974 mostrada na Garagem foi restaurada após ser encontrada na própria fábrica.

3) Gol GTi 1993 – O esportivo que marcou os anos 90

O Gol GTi 1993 é símbolo da maturidade do esportivo que influenciou toda uma geração. Primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica, estreou em 1988 e no início dos anos 1990 veio com mais potência e visual marcante.

O exemplar da Garagem tem um diferencial único: foi usado em testes de engenharia e tem apenas 26 mil quilômetros rodados, um verdadeiro tesouro preservado.

  • Motor 2.0 AP injetado, 120 cv e 18,4 kgfm;
  • Dirigibilidade esportiva e suspensão ajustada;
  • Bancos Recaro, painel completo e instrumentos extras;
  • Para-choques envolventes, rodas exclusivas e aerofólio clássico.

Este modelo marcou os anos 90 e continua sendo referência entre os esportivos nacionais.

4) Passat GTS 1.8 1988 — O esportivo clássico dos anos 80

O Passat GTS 1.8 1988 foi um dos últimos da linha Passat no Brasil, representando o auge do estilo “quadrado” tão característico dos anos 80.

Com motor 1.8 potente, acabamento sofisticado, rodas de liga leve e bancos Recaro, tornou-se um dos esportivos mais desejados da época.

Além disso, foi pioneiro no Brasil com:

  • Motor refrigerado a água;
  • Carroceria monobloco;
  • Motor dianteiro com comando no cabeçote;
  • Freios com duplo circuito;
  • Suspensão dianteira com raio negativo de rolagem.

A unidade exposta é uma das últimas produzidas na fábrica Anchieta, incorporada ao acervo oficial Volkswagen.

5) Kombi Corujinha – A perua mais carismática do Brasil

A Kombi Corujinha, produzida desde 1957 no Brasil, foi o primeiro veículo fabricado pela Volkswagen fora da Alemanha e símbolo de versatilidade.

A versão de 1960 da Garagem, com pintura vermelha calipso e branca lótus, faróis separados e motor boxer 1.200 a ar restaurado, impressiona o público.

Ela transportou trabalhadores, famílias, turistas, mercadorias e histórias, com seu carisma que atravessou gerações.

Como visitar a Garagem Volkswagen

A Garagem Volkswagen está localizada dentro da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e pode ser visitada gratuitamente por meio do Programa de Visitas Volkswagen.

Para participar, basta se inscrever no site oficial da Volkswagen e conferir o acervo disponível.

*A reportagem realizou a visita a convite da Volkswagen.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados