Economia
Gás canalizado terá redução de 4,85% em Pernambuco a partir de fevereiro
O gás natural canalizado terá uma queda na tarifa para os consumidores de Pernambuco a partir de 1º de fevereiro de 2026. O Governo do Estado, por meio da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), realizou uma recomposição trimestral que abrange os diferentes setores que utilizam o gás, incluindo os segmentos residencial, comercial, industrial e veicular.
Com essa ação, o preço médio cai cerca de 4,85%, estabelecendo a tarifa em aproximadamente R$ 2,50 por metro cúbico. Todas as categorias de consumo serão beneficiadas, com destaque para a indústria pernambucana.
Raquel Lyra, governadora do estado, comentou: “A redução no preço do gás canalizado, especialmente para as indústrias, aumenta a competitividade, impactando positivamente nossa economia e a geração de empregos. Além disso, motoristas que utilizam GNV também terão economia, beneficiando suas famílias e a população em geral.”
Essa diminuição é resultado da alteração no preço do gás dos fornecedores para a Copergás, calculada pela média ponderada. As tarifas em Pernambuco são ajustadas trimestralmente nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro, sempre no primeiro dia do mês.
Em alguns setores, como climatização, cogeração e geração de energia elétrica, a redução pode superar 5%. As tarifas refletem ainda as variações do dólar, do preço do barril de petróleo e do gás natural comercializado pelas fornecedoras.
Carlos Porto Filho, diretor-presidente da Arpe, destacou os benefícios da diminuição das tarifas para diversos setores:
“Essa iniciativa ajuda a compensar pressões de custo em outras áreas da economia, reduz despesas de produção e fortalece a competitividade. A regulação da Arpe está alinhada às ações do Governo de Pernambuco para estimular a economia e a geração de renda, com atenção especial para aliviar o orçamento das famílias.”
O mecanismo de recuperação de parcela adotado pela Arpe por meio da ferramenta Conta Gráfica transforma um aumento potencial no preço do gás dos fornecedores em uma redução real nas tarifas, mantendo Pernambuco com uma das tarifas mais competitivas do Brasil.
Redução no preço do GNV
Essa diminuição também beneficiará os consumidores do Gás Natural Veicular (GNV), com uma queda média de 4,93%. Estima-se que cerca de 100 mil motoristas em Pernambuco, incluindo taxistas, motoristas de fretamento e profissionais de aplicativos, serão beneficiados.
O Estado possui a quarta maior frota do país de veículos adaptados para GNV e conta com cerca de 130 pontos de venda distribuídos pelas diversas regiões. O GNV oferece uma economia aproximada de 50% em relação ao álcool ou gasolina para carros pequenos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login