Economia
Gás de cozinha grátis para famílias de baixa renda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou nesta sexta-feira (13) a Lei nº 15.348 que cria o programa Gás do Povo. O projeto garante a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha de 13 quilos para famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que a renda per pessoa seja de até meio salário mínimo.
Segundo a Presidência da República, o programa tem como objetivo combater a pobreza energética entre famílias de baixa renda, especialmente as dificuldades no acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha. A expectativa do governo é que o programa esteja completamente ativo em março, beneficiando cerca de 15 milhões de famílias, aproximadamente 50 milhões de pessoas.
A ação é realizada em parceria com os ministérios de Minas e Energia, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além da Caixa Econômica Federal.
O governo informou que, em menos de dois meses, já há 10 mil pontos de venda credenciados, o que corresponde a uma em cada seis revendas de GLP do país integradas ao programa.
Critérios para participação
Para aderir ao programa, a família deve receber o Bolsa Família com no mínimo duas pessoas, ter renda per capita até meio salário mínimo e manter o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses. É necessário que o CPF do responsável familiar esteja em situação regular e que não existam pendências no cadastro, como averiguação ou indício de óbito.
Acesso e uso do benefício
O aplicativo Meu Social – Gás do Povo permite que as famílias verifiquem sua elegibilidade, consultem o saldo do vale recarga e localizem pontos credenciados, além de disponibilizar contatos e endereços.
Para quem não tem acesso à internet ou celular, o vale recarga pode ser usado via cartão do Programa Bolsa Família (com chip), cartão de débito da Caixa, ou informando o CPF do responsável familiar na maquininha de cartão.
Canais de consulta
- Aplicativo Meu Social – Gás do Povo
- Verificação do CPF do responsável na página do programa
- Portal Cidadão da Caixa
- Atendimento Caixa Cidadão pelo telefone 0800 726 0207

Você precisa estar logado para postar um comentário Login