Conecte Conosco

Brasil

Gate desativa bomba que causou interdição da Avenida Paulista

Publicado

em

Cilindro de gás foi deixado dentro de uma mochila em um ponto de táxi. Homens do Gate foram acionados e esvaziaram artefato explosivo.

avenidapaulista01 (1)

Ameaça de bomba interdita ciclovia na Avenida Paulista, zona oeste de São Paulo. A suposta bomba está na Rua Leôncio de Carvalho (Foto: Dario Oliveira/Código 19/Estadão Conteúdo)

A Avenida Paulista, na região central de São Paulo, foi interditada por cerca de três horas na manhã desta segunda-feira (5), por conta de uma bomba abandonada em um ponto de táxi na Rua Leôncio de Carvalho, próximo à esquina com a avenida.

A mochila suspeita, com fios e um relógio, fez com que o esquadrão antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar fosse acionado. Depois de análise feita com um robô e um raio-x, verificou-se que havia um cilindro de gás com 5 quilos, com potencial de explodir.

“Nós encaramos como um artefato explosivo deixado no local, pela maneira como foi confeccionado”, disse o major Iron Sérgio Ferreira da Silva, do Gate. “O gás saia lentamente. O perigo era uma pessoa no ponto de táxi acender um cigarro, se queimar ou entrar em óbito”.

Moradores chegaram a ouvir um barulho que parecia uma explosão, mas, segundo o major, tratava-se do som de um equipamento usado para esvaziar o botijão. “Para acionar o canhão, é usada uma espoleta. É como se fosse um tiro”, explicou.

Ninguém se feriu,e o responsável por abandonar o artefato no local ainda não foi identificado. A mochila e o restante do material foram recolhidos para uma perícia do próprio esquadrão antibombas. O laudo será entregue à Polícia Civil, que dará prosseguimento às investigações.

Agente do esquadrão antibombas do Gate segura artefato suspeito (Foto: Reprodução/TV Globo)

O trânsito foi totalmente interrompido na Pauilsta das 7h53 às 11h05, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O bloqueio aconteceu na altura da Rua Leôncio de Carvalho, onde estava localizado o suposto artefato explosivo.

A área foi isolada por motivo de segurança, e os motoristas foram obrigados a desviar pela Praça Oswaldo Cruz.

A internauta Amanda dos Santos Lima, de 26 anos, trabalha em um prédio na Avenida Paulistapróximo ao local enviou ao VC no G1 uma foto dos policiais do Gate com o robô para inspecionar o objeto. “Não estão deixando ninguém entrar ou sair do prédio”, afirma Amanda, que disse ter ouvido uma pequena explosão no local.

Internauta Amanda dos Santos Lima registrou a polícia levando o robô para o local do objeto suspeito (Foto: Amanda dos Santos Lima/VC no G1)

Internauta Amanda dos Santos Lima registrou a polícia levando o robô para o local do objeto suspeito (Foto: Reprodução G1)

Policiais do Gate usam um robô para verificar a mochila suspeita (Foto: Dario Oliveira/Código 19/Estadão Conteúdo)

Policiais do Gate usam um robô para verificar a mochila suspeita (Foto: Dario Oliveira/Código 19/Estadão Conteúdo)

Ainda segundo a CET, no horário, havia registro de quase 1 km de congestionamento da Avenida Paulista, sentido Paraíso. O engarrafamento começava a se formar pouco depois da Alameda Casa Branca e se estendia até o acesso à Rua Joaquim Eugênio de Lima.

Avenia Paulista vazia após interdilção por causa de ameaça de bomba (Foto: Reprodução/TV Globo)

Avenia Paulista vazia após interdilção por causa de ameaça de bomba (Foto: Reprodução/TV Globo)

Avenida Paulista com trânsito intenso no sentido Paraíso. Via foi interditada por causa de ameaça de bomba (Foto: Reprodução/TV Globo)

Avenida Paulista com trânsito intenso no sentido Paraíso. Via foi interditada por causa de ameaça de bomba

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados