Notícias Recentes
General escuta desabafo de Bolsonaro sobre eleição

General Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira afirmou nesta segunda-feira (28) que se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro em dezembro de 2022. Ele disse que ouviu um desabafo do ex-presidente, que lamentava a derrota nas eleições recentes.
O general foi interrogado como acusado no terceiro grupo da trama golpista, que inclui dez réus. A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa este grupo de realizar ações para apoiar um golpe e de tentar convencer os líderes das Forças Armadas a participarem do plano.
Theophilo foi citado em uma mensagem trocada entre o tenente-coronel Mauro Cid, antigo ajudante de Bolsonaro e delator da trama, e o tenente-coronel Bernardo Romão Correa Neto. Na mensagem, Cid indica que o general estaria disposto a agir, se o presidente autorizasse.
Segundo a PGR, isso mostra a disposição do general para uma possível tomada do poder durante a reunião no Palácio do Alvorada em 9 de dezembro de 2022. Entretanto, o general negou envolvimento ou proximidade com os outros acusados e afirmou que o encontro foi um monólogo, onde ele tentou confortar o ex-presidente.
Theophilo fez referência ao depoimento do general Freire Gomes, comandante do Exército em dezembro de 2022, que disse ter enviado Theophilo para o encontro no lugar dele, pois estava fora de Brasília. A PGR aponta que a recusa de Freire Gomes em se juntar ao plano foi crucial para o fracasso da tentativa de golpe.
Theophilo destacou que Freire Gomes não enviaria alguém que pudesse aumentar a tensão e reafirmou que não recebeu nenhum documento ou proposta ilegítima para apoiar ou rejeitar.
Acusados
O Supremo Tribunal Federal (STF) está interrogando o terceiro grupo da trama golpista nesta segunda-feira (28). Este grupo é formado por nove militares e um policial federal, acusados de planejar ações para efetivar o golpe e de pressionar as Forças Armadas a aderirem ao esquema golpista.
Os acusados interrogados hoje são:
- Bernardo Romão Correa Netto (coronel);
- Estevam Theóphilo (general);
- Fabrício Moreira de Bastos (coronel);
- Hélio Ferreira (tenente-coronel);
- Márcio Nunes De Resende Júnior (coronel);
- Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel);
- Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel);
- Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel);
- Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel);
- Wladimir Matos Soares (policial federal).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login