Conecte Conosco

Mundo

George Santos, ex-deputado dos EUA, é preso após se entregar à Justiça

Publicado

em

George Santos, ex-deputado dos Estados Unidos de origem brasileira, foi detido nesta sexta-feira (25) em Nova Jersey após se apresentar às autoridades americanas. Ele enfrentará uma pena de sete anos por acusações de fraude, motivo que levou à sua expulsão do Congresso.

O Escritório Federal de Prisões confirmou que o republicano está sob custódia na Instituição Correcional Federal em Fairton, no sul de Nova Jersey.

Santos admitiu sua culpa há quase um ano em acusações federais de fraude eletrônica e furto de identidade agravado, crimes que incluíram enganar doadores e usar identidades alheias para financiar sua campanha ao Congresso.

Seus defensores não comentaram quando contatados.

Sempre muito ativo online, Santos, que completou 37 anos na terça-feira (22), celebrou uma despedida nas redes sociais na noite de quinta-feira (24).

“Bem, queridos… a cortina cai, as luzes se apagam e o show termina”, escreveu ele em uma publicação posterior. “Dos corredores do Congresso ao tumulto das notícias, que jornada! Foi desordenada? Com certeza. Brilhante? Às vezes. Séria? Eu tentei… quase todos os dias.”

Ele adicionou: “Aos meus apoiadores: vocês fizeram esse espetáculo político valer a pena. Aos meus críticos: obrigado pela publicidade gratuita. Posso estar saindo do palco (por enquanto), mas lembrem-se, lendas nunca desaparecem de verdade. Eternamente fabuloso, George.”

Em entrevista recente, Santos declarou que cumprirá sua pena em uma unidade de segurança mínima, que ele chamou de uma melhora em relação à instalação de segurança média inicial.

Em abril, uma juíza federal negou um pedido por uma pena mais leve de dois anos, alegando que não estava convencida do arrependimento genuíno dele. Antes da sentença, Santos expressou profundo arrependimento, mas também frequentemente afirmou ser alvo de uma perseguição política e excessos por parte do Ministério Público.

Histórico de Fraudes

Santos foi eleito em 2022 para um distrito que inclui partes do Queens e Long Island pelo Partido Republicano, mas serviu menos de um ano, tornando-se o sexto membro da Câmara a ser destituído após descobertas de que ele inventou grande parte de sua trajetória pessoal.

Durante sua campanha, apresentou-se como empresário de sucesso em grandes empresas de Wall Street, quando na verdade enfrentava dificuldades financeiras.

Também mentiu sobre sua experiência acadêmica e identidade religiosa, dizendo ser uma estrela do vôlei em uma faculdade que não frequentou e afirmando ser “um orgulhoso judeu americano” ao se referir a raízes judaicas no lado materno brasileiro.

Essas mentiras geraram investigações criminais e congressuais sobre o financiamento de sua campanha, levando à sua queda política.

Atividades Atuais

Após expulso do Congresso, Santos tem ganhado a vida apresentando um podcast chamado “Pants on Fire with George Santos” e vendendo vídeos personalizados por meio da plataforma Cameo.

Ele mantém esperança de conseguir um perdão presidencial, apelando para seu apoio ao ex-presidente Donald Trump. A Casa Branca não comentou sobre qualquer pedido de clemência.

Reflexões e Expectativas

Em entrevistas recentes, Santos não escondeu seus receios em relação à vida na prisão.

“Não quero dramatizar, só estou sendo honesto. Vejo isso quase como uma sentença de morte”, disse ao comentarista conservador Tucker Carlson. “Não fui feito para esse ambiente.”

Nas redes sociais, suas mensagens às vezes assumem tom sombrio.

“Vou para a prisão, pessoal, e preciso que entendam claramente: não tenho pensamentos suicidas, não estou deprimido, não vou me ferir e também não me envolverei em nenhuma atividade sexual voluntariamente enquanto estiver lá”, afirmou em uma rede social. “Se alguém disser o contrário, considerem falso… ponto final.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados