Conecte Conosco

Notícias Recentes

Gilmar explica decisão que limita pedidos de impeachment de ministros por campanha no Senado

Publicado

em

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), explicou nesta quinta-feira sua decisão provisória que restringe os pedidos de impeachment contra membros do tribunal. Segundo ele, o grande número de solicitações nos últimos anos e uma movimentação política para obter apoio de dois terços no Senado para afastar juízes justificam a medida.

Gilmar Mendes destacou que a decisão foi tomada de maneira urgente para atualizar uma lei antiga, de 1950.

“As pessoas perguntam por que foi uma decisão provisória? Estou dando as razões: há muitos pedidos de impeachment, e há campanhas políticas buscando maioria no Senado para promover essas ações”, afirmou o ministro durante evento promovido pelo portal Jota.

A medida limita a apresentação de pedidos de impeachment apenas à Procuradoria-Geral da República (PGR), restringindo o que antes podia ser iniciado por qualquer cidadão. Além disso, definiu que a aprovação desses pedidos exigirá o voto de dois terços do Senado, não mais a maioria simples.

Essa determinação de Gilmar Mendes ainda precisa ser confirmada pelos demais ministros do STF, em julgamento previsto para começar no dia 12.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados