Mundo
Gisèle Pelicot e Pharrell Williams recebem homenagem da França

Gisèle Pelicot, conhecida internacionalmente como um símbolo do feminismo após um julgamento marcante por estupro na França, e o músico e estilista Pharrell Williams, estão entre as 589 pessoas agraciadas com a Legião de Honra francesa neste domingo (13).
Ambos foram nomeados cavaleiros da Legião de Honra em uma lista divulgada no Diário Oficial na véspera do feriado nacional francês, 14 de julho.
Pelicot, 72 anos, foi amplamente celebrada no ano anterior por sua bravura ao depor durante o julgamento do ex-marido, que a drogou por dez anos com a intenção de que fosse violentada por inúmeras pessoas.
Seu caso contribuiu para mudanças significativas nas leis francesas relacionadas ao estupro e sua influência foi reconhecida internacionalmente.
Williams, 52 anos, inicialmente famoso como cantor, tornou-se também um notável produtor musical e designer de roupas e acessórios para várias marcas. Desde 2023, atua como diretor criativo masculino da Louis Vuitton.
A honraria, criada em 1802 por Napoleão para premiar aqueles que se dedicam ao bem público, foi também concedida a acadêmicos e artistas, como a atriz Léa Drucker, a cantora veterana Sylvie Vartan e o escritor Marc Levy.
Na lista de homenageados estão antigos ministros, como o ex-ministro da Justiça, Eric Dupont-Moretti, antigos porta-vozes do governo, Stéphane Le Foll e Olivier Véran, além do ex-responsável pela Economia, Bruno Le Maire.
Destaca-se também Yvette Levy, de 99 anos, que sobreviveu ao campo de extermínio de Auschwitz.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login