Economia
Gita Gopinath deixa FMI e volta para Harvard em agosto

Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), comunicou nesta segunda-feira que Gita Gopinath, sua primeira diretora-gerente adjunta, encerrará suas atividades no Fundo no final de agosto para retornar à Universidade de Harvard.
Ela será a primeira a ocupar a cadeira de Professora de Economia Gregory and Ania Coffey no departamento de Economia de Harvard.
Gita Gopinath entrou para o FMI em janeiro de 2019 como economista-chefe e foi promovida a primeira diretora-gerente adjunta em janeiro de 2022.
Em declaração oficial, Georgieva destacou que, durante seu período no FMI, Gopinath liderou a análise e formulação de políticas com grande clareza e rigor, mesmo em um contexto de alta complexidade econômica global.
Ela supervisionou a vigilância multilateral, os estudos sobre política fiscal e monetária, a análise de dívida e comércio internacional, e contribuiu significativamente para a supervisão de países e programas do FMI, incluindo Argentina e Ucrânia.
Georgieva ressaltou ainda a atuação firme e íntegra de Gopinath em importantes fóruns internacionais como o G-7 e G-20, além de ser a primeira mulher economista-chefe da história do FMI, combinando brilhantismo com humildade.
Ao comentar sua saída, Gita Gopinath expressou gratidão pelo tempo dedicado ao FMI, especialmente às diretoras Kristalina Georgieva e Christine Lagarde, por lhe darem a chance de servir durante um período de desafios sem precedentes.
O nome de seu sucessor será divulgado posteriormente pela diretora-gerente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login