Conecte Conosco

Economia

Gol cria nova empresa aérea no Chile

Publicado

em

No mesmo dia em que a Gol Linhas Aéreas anunciou planos de fechar o capital no Brasil, o Grupo Abra, controlador da empresa, revelou a criação de uma nova companhia no Chile. A NG Servicios Aéreos, já registrada no país, atuará com voos fretados, ou seja, operações não regulares.

Segundo o Grupo Abra, foi feita a solicitação de certificação como operador aéreo junto à Direção Geral de Aviação Civil do Chile. Esta ação ocorre em um momento em que há escassez global de aeronaves disponíveis, o que limita a ampliação da oferta no setor aéreo.

A companhia foi fundada em 2 de junho, na capital chilena, pouco antes do anúncio oficial da saída da Gol do Chapter 11, processo norte-americano semelhante à recuperação judicial no Brasil. Detalhes sobre a frota não foram divulgados.

A NG Servicios Aéreos seguirá o exemplo da espanhola Wamos Air — que desde 17 de outubro do ano passado tem o Grupo Abra como investidor estratégico. Criada inicialmente em 2003 como Pullmantur Air, a empresa foi controlada pela americana Royal Caribbean por três anos até se tornar a Wamos em 2014. Atualmente, a Wamos opera com 13 aeronaves Airbus 330-200 e 300.

A NG no Chile poderá prestar serviços para todas as empresas do Grupo Abra — Gol, Avianca e Wamos — assim como para outras companhias, realizando voos fretados nacionais e internacionais. A empresa será uma alternativa para reforçar rotas em períodos de alta demanda, focando no transporte de passageiros, cargas e correspondências aéreas.

Além do aluguel de aviões, a empresa oferecerá serviços auxiliares envolvendo manutenção das aeronaves, serviços aeroportuários, manejo de cargas, suporte para tripulação, entre outros.

Essa iniciativa do Grupo Abra está alinhada ao plano de reorganização da Gol, que pavimentou a saída da companhia do Chapter 11. Na ocasião, Celso Ferrer, diretor-presidente da Gol, afirmou em entrevista que a meta é que 25% dos negócios venham do mercado internacional, como estratégia para minimizar os riscos cambiais e os impactos da alta nos custos do combustível de aviação.

Recentemente, a Gol anunciou sua intenção de fechar o capital no Brasil, explicando que a medida visa simplificar a estrutura operacional e reduzir despesas, conforme seu plano de reestruturação.

Há algumas semanas, o Grupo Abra comunicou o encerramento das negociações para uma possível fusão com a Azul, assim como o fim do acordo para compartilhamento de voos entre as duas companhias.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados