Conecte Conosco

Mundo

Golpes com IA em anúncios políticos crescem na Meta, alerta grupo

Publicado

em

Golpistas estão entre os principais investidores em anúncios políticos nas plataformas da Meta, usando deepfake ou vídeos falsos com inteligência artificial (IA) onde representantes políticos dos EUA promovem benefícios governamentais inexistentes, segundo denúncia divulgada nesta quarta-feira (2) por um grupo de monitoramento.

O grupo sem fins lucrativos Tech Transparency Project (TTP) relatou ter identificado 63 anunciantes desse tipo, que juntos gastaram cerca de 49 milhões de dólares (equivalente a 260,6 milhões de reais) no Facebook e Instagram.

Esses anúncios atingiram milhares de usuários, especialmente idosos, oferecendo benefícios sociais falsos, cartões públicos e pagamentos médicos inexistentes.

“Os dados revelam como os fraudadores estão explorando avanços da tecnologia de IA, a desinformação sobre programas públicos de seguridade social e a fraca moderação da Meta para atacar novas vítimas”, destacou o TTP em seu estudo.

A Meta proíbe fraudes e afirma investir na prevenção de tais anúncios para proteger os usuários, mas segundo o relatório, a empresa ainda permite que essas práticas ocorram.

Em comunicado, a Meta informou que está desenvolvendo novas proteções técnicas para combater o avanço das táticas dos golpistas, que se adaptam constantemente para escapar da detecção.

Para publicar anúncios políticos nos EUA, a Meta exige que os anunciantes passem por um processo de autorização rigoroso, que inclui enviar documentos oficiais, como carteira de motorista, e endereço postal válido nos Estados Unidos.

O TTP comentou que a Meta removeu mais de 150 mil anúncios políticos nos últimos 12 meses por violar suas regras, mas quase metade dos 63 anunciantes identificados ainda continuam veiculando os golpes até a última terça-feira.

A Meta desativou 35 contas comerciais, porém somente após a publicação de dezenas ou centenas de anúncios; seis dessas contas gastaram mais de um milhão de dólares antes de serem suspensas.

Um anunciante identificado publicou um vídeo falso com o ex-presidente Donald Trump prometendo benefícios inexistentes aos americanos, direcionado a pessoas acima de 65 anos em mais de 20 estados. Embora o vídeo tenha coincidido com um discurso de Trump no início de abril, o conteúdo do anúncio não corresponde às suas palavras oficiais.

Essas descobertas evidenciam o crescimento das fraudes digitais, refletido em pesquisas que mostram um aumento no número de adultos americanos vítimas de golpes online.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados