Conecte Conosco

Mundo

Golpistas fingem ser rei da Bélgica para pedir dinheiro

Publicado

em

A Justiça da Bélgica divulgou neste sábado (24) que um grupo de fraudadores tem se apresentado como o rei da Bélgica para tentar extorquir dignitários estrangeiros e empresários através de e-mails, chamadas telefônicas e vídeos criados por inteligência artificial.

As vítimas são selecionadas com base nas conexões que possam ter com a família real belga, explicou o Ministério Público do país europeu.

Desde o começo de 2025, indivíduos desconhecidos têm se passado pelo rei Filipe, seu chefe de gabinete, Vincent Houssiau, ou pelo general Stéphane Dutron, líder do serviço de inteligência (SGRS), com a intenção de conseguir dinheiro.

Felizmente, a maior parte das pessoas visadas percebeu o golpe rapidamente, e apenas em um caso houve transferência de dinheiro, conforme destacou o Ministério Público belga.

Os fraudadores entraram em contato com famílias próximas à realeza belga, dignitários de outros países e empresários.

Inicialmente, pediram ajuda financeira para a suposta libertação de jornalistas belgas que estariam mantidos como reféns na Síria, segundo eles.

Após um período sem novas denúncias, no início de janeiro de 2026, observou-se uma nova onda de golpes.

Desta vez, o foco foram os empresários belgas, que receberam um convite para uma videoconferência com o objetivo de convencê-los de que estavam falando realmente com o rei.

Segundo a Justiça, as imagens mostradas nessa reunião virtual provavelmente foram criadas por inteligência artificial.

Além disso, alguns empresários receberam convites falsos para um jantar de gala inexistente, acompanhados de pedidos de doações ou patrocínios para um evento que na verdade não existia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados