Notícias Recentes
Golpistas invadem contas de servidores públicos no Gov.br no DF
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) lançou nesta quinta-feira (29) uma operação para combater criminosos que invadiram contas na plataforma Gov.br (SouGov.br) com o intuito de realizar empréstimos fraudulentos em nome de servidores públicos.
De acordo com a PCDF, os investigados alugavam imóveis temporários para montar uma espécie de central equipada com computadores e impressoras, onde realizavam as fraudes. Eles faziam uma análise para identificar servidores públicos com bom histórico financeiro, sem dívidas e com alta margem para empréstimos consignados.
A apuração revelou que pessoas em situação de rua eram recrutadas para abrir contas digitais em bancos, mesmo quando havia exigência de reconhecimento facial. Documentos falsificados eram impressos, contendo os nomes das vítimas, mas as fotos eram das pessoas recrutadas. Em seguida, cartões de crédito eram solicitados e usados inicialmente para pequenas compras.
Na fase final do esquema, os criminosos acessavam ilegalmente as contas dos servidores na plataforma Gov.br para solicitar empréstimos consignados em nome das vítimas.
Segundo a polícia, duas vítimas no Distrito Federal tiveram perdas expressivas: uma sofreu um prejuízo de R$ 244.131,79 em operações ligadas ao Banco Sicredi, e outra foi alvo de um golpe de R$ 120 mil relacionado ao Banco do Brasil.
Os responsáveis devem responder por crimes de organização criminosa e estelionato eletrônico.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login