Conecte Conosco

Economia

Golpistas invadem contas Gov.br de servidores no DF

Publicado

em

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) iniciou nesta quinta-feira (29) uma operação para combater criminosos que invadiam contas na plataforma Gov.br (SouGov.br) para pedir empréstimos usando nomes de servidores públicos.

De acordo com a Polícia Civil, os infratores alugavam imóveis temporariamente para montar uma espécie de “central” com computadores e impressoras, onde realizavam os golpes. Depois, faziam uma busca por servidores públicos com bom histórico financeiro, sem dívidas e que tinham margem para empréstimos consignados.

A investigação revelou que pessoas em situação de rua eram recrutadas para abrir contas digitais em bancos, muitas vezes com reconhecimento facial. Com documentos falsificados contendo os nomes das vítimas, mas fotos dos recrutados, os golpistas solicitavam cartões de crédito, que eram usados inicialmente para compras pequenas.

No passo final do esquema, os criminosos acessavam ilegalmente as contas dos servidores na plataforma Gov.br e pediam empréstimos consignados em nome das vítimas.

Segundo a polícia, duas pessoas no Distrito Federal sofreram perdas significativas: uma vítima teve um prejuízo de R$ 244.131,79 em operações ligadas ao Banco Sicredi, e outra foi vítima de um golpe de R$ 120 mil envolvendo o Banco do Brasil.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de organização criminosa e estelionato eletrônico.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados