Mundo
Gonzalo Celorio recebe prêmio Cervantes 2025
																								
												
												
											Gonzalo Celorio, escritor, ensaísta e editor mexicano, foi contemplado com o prêmio Cervantes em 2025, reconhecido como a maior honraria da literatura em língua espanhola, conforme anunciado nesta segunda-feira (3) pelo ministro da Cultura da Espanha, Ernest Urtasun.
O prêmio reconhece a voz literária de Gonzalo Celorio, marcada por refinamento e profunda reflexão, que mescla crítica e sensibilidade narrativa para explorar temas como identidade, educação sentimental e a experiência da perda, segundo Urtasun.
Dentre suas obras mais notáveis destacam-se os romances Amor Propio, El viaje sedentario, Y retiemble en sus centros la tierra, El metal y la escoria e Mentideros de la memoria, além dos ensaios Los subrayados son míos e Cánones subversivos.
O prêmio possui um valor de 125.000 euros e existe desde 1976, tendo sido concedido a grandes autores como Alejo Carpentier, Jorge Luis Borges, Mario Vargas Llosa, Camilo José Cela, entre outros.
Celorio receberá a premiação das mãos do rei Felipe VI no dia 23 de abril, em evento na Universidade de Alcalá, próximo a Madri, local simbólico pois celebra o aniversário da morte de Miguel de Cervantes, autor de Don Quixote de la Mancha.
Nascido na Cidade do México em 1948, Gonzalo Celorio é figura proeminente da literatura contemporânea do México. Formado em Língua e Literaturas Hispânicas com especialização em Literatura Hispano-Americana pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), tem vasta experiência acadêmica e de docência.
																	
																															
											
											
											
											
											
											
											
											
											
											
											
											
Você precisa estar logado para postar um comentário Login