Conecte Conosco

Economia

Google é multado em R$ 1,7 bilhão por coletar dados de usuários de Android sem consentimento

Publicado

em

Um júri na Califórnia aplicou uma multa de 314 milhões de dólares (aproximadamente 1,7 bilhão de reais) ao Google, como compensação aos usuários de smartphones com sistema Android no estado, devido à coleta de dados pessoais sem autorização.

Em 2019, um grupo de usuários moveu uma ação coletiva representando cerca de 14 milhões de moradores da Califórnia, conforme confirmado por seu advogado nesta quarta-feira.

Na denúncia, os usuários acusaram a Alphabet, empresa controladora do Google, de implementar um sistema que coleta dados dos dispositivos Android sem o consentimento dos usuários, mesmo quando os aparelhos estavam inativos.

De acordo com os reclamantes, essas informações eram utilizadas para objetivos comerciais, como personalizar anúncios exibidos nos dispositivos e ajustar as tarifas mensais das operadoras para cada consumidor.

O Google negou que a coleta tenha causado prejuízo aos consumidores, alegando que essa prática estava prevista nos termos contratuais assinados pelos usuários.

Glen Summers, advogado dos demandantes, declarou à AFP que “as evidências mostraram que o Google colhe secretamente vastas quantidades de dados dos smartphones Android e utiliza desnecessariamente o plano de dados móveis dos proprietários sem seu consentimento.”

Ele acrescentou que “com essa decisão, o júri manda uma mensagem firme ao Google para que cumpra verdadeiramente seu compromisso de respeitar as escolhas dos usuários”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados