Economia
Google lança modo IA em português para buscas

O Google iniciou a disponibilização do Modo IA no Brasil nesta segunda-feira. Trata-se de uma interface de busca baseada em chatbot que não substitui os links ou as Visões Gerais com IA já presentes na busca atual, mas que surge em uma aba distinta, logo acima dos resultados, ao lado das categorias “notícias”, “imagens” e “shopping” na versão web e no aplicativo para Android e iOS.
Essa novidade já está sendo implementada em outras regiões, como Estados Unidos, Índia e Reino Unido, e promete mudar a forma como os usuários realizam suas pesquisas, oferecendo respostas mais detalhadas, aprofundadas e personalizadas para perguntas complexas.
Segundo comunicado da empresa em seu blog, o Modo IA foi desenvolvido para compreender as buscas e auxiliar o usuário a encontrar o que procura.
O Modo IA opera com uma versão customizada do Gemini 2.5, utilizando a técnica de segmentação da pergunta, que fragmenta questões mais complexas em subtemas, permitindo múltiplas consultas simultâneas.
Esse recurso é útil para pessoas que desejam recomendações, planejar viagens ou obter instruções para executar uma tarefa específica.
O Google também afirmou que mostrará uma resposta gerada por inteligência artificial sempre que possível, mas recorrerá à busca tradicional em situações em que a confiabilidade da resposta gerada não for alta.
Uma das grandes inovações do Modo IA é a multimodalidade, que possibilita ao usuário fazer perguntas da maneira mais natural para ele, aceitando interações por texto, voz e imagens, seja capturando foto pela câmera ou enviando imagens previamente armazenadas, aumentando amplamente seu uso tanto no dia a dia quanto em ambientes profissionais.
Para o Google, o avanço da IA nas buscas representa não só um progresso tecnológico, mas uma estratégia global. Desde o lançamento do AI Overview, que gera resumos automáticos no topo das páginas de resultado, a empresa vem trabalhando na incorporação dessa tecnologia como parte fundamental do seu negócio.
A ferramenta tem impacto direto na descoberta de conteúdos relevantes. O Google destaca que seu objetivo principal é ajudar as pessoas a encontrar informações em toda a web. Com o Modo IA, o usuário pode detalhar exatamente o que quer e receber respostas completas, com links destacados e formatos variados, reforçando o compromisso da empresa em tornar a informação de qualidade acessível de forma simples e natural para os brasileiros.
Os principais atributos do Modo IA são:
- Raciocínio avançado: ele divide questões complexas em subtemas para realizar várias pesquisas ao mesmo tempo, aprofundando a busca e encontrando conteúdos importantes.
- Interação multimodal: o usuário pode usar texto, voz ou imagens para interagir, podendo inclusive tirar fotos e fazer perguntas relacionadas.
- Pesquisa na Web: além de gerar respostas com IA, o Modo IA disponibiliza links destacados para mais informações da internet, ampliando o acesso ao conteúdo relevante.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login