Mundo
Google Maps retira linha que separava Marrocos e Saara Ocidental
A versão marroquina do Google Maps removeu os pontos que marcavam a divisão entre o Saara Ocidental e Marrocos, conforme observaram jornalistas da AFP no sábado, 1º. Essa alteração ocorreu um dia depois da aprovação pela ONU do plano de autonomia de Marrocos para essa área em disputa.
Nas redes sociais, muitos usuários celebraram: “Graças a Deus!” e “A linha imaginária desapareceu” foram alguns dos comentários postados no X e no Facebook.
De acordo com as primeiras análises da AFP, essa mudança parece afetar apenas a versão do Google Maps acessada em Marrocos. Em outras regiões, como os Estados Unidos, Chipre, França e Argélia, a linha divisória ainda está visível.
A empresa, gigante da tecnologia do Vale do Silício, não se manifestou sobre essa alteração, e é a única responsável por modificar a forma como seus mapas são exibidos.
Essa atualização acontece logo após um evento diplomático significativo considerado histórico para Marrocos.
Contexto da decisão da ONU
Na sexta-feira à noite, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou o plano de autonomia de Marrocos para o Saara Ocidental, considerando-o a solução mais viável para a questão territorial.
O Saara Ocidental, que foi colônia espanhola até 1975, é atualmente controlado em grande parte por Marrocos, mas ainda é classificado pela ONU como um território não autônomo.
Há cerca de cinquenta anos, Rabat e o grupo independente Frente Polisário, apoiado pela Argélia, disputam a soberania do território.
Antes da decisão recente, o Conselho de Segurança incentivava Marrocos, Frente Polisário, Argélia e Mauritânia a retomarem as negociações interrompidas desde 2019 para chegar a um acordo político duradouro e mutuamente aceitável.
Por iniciativa dos Estados Unidos, que coordenam o assunto no Conselho, foi aprovada uma resolução que apoia o plano marroquino apresentado em 2007, mesmo com a recusa da Argélia em participar da votação.
O plano prevê autonomia para o território sob a soberania marroquina. O Saara Ocidental é uma área extensa de deserto, rica em fosfatos e com recursos pesqueiros importantes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login