Conecte Conosco

Economia

Governador do Ceará propõe compra de pescado pelo governo para apoiar produtores

Publicado

em

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), encontrou-se nesta sexta-feira com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar dos efeitos da tarifa de 50% aplicada pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

Mais de 60% das exportações do Ceará são de aço — que foi incluído na lista de exceções e, portanto, não está sujeito à tarifa —, porém setores importantes como a pesca, fruticultura, cera de carnaúba e castanha de caju ainda correm riscos.

Após o encontro, Elmano sugeriu ao ministro maneiras de apoiar as empresas locais e manter a competitividade dos produtos cearenses, evitando danos financeiros e perda de mercado.

Uma das ideias apresentadas foi permitir que o governo, tanto estadual quanto municipal, compre parte da produção de pescado originalmente destinada à exportação para os EUA, com o objetivo de absorver o excedente e garantir a renda dos produtores.

“Propusemos a possibilidade de aquisição dos produtos exportados para os EUA pelo governo do estado do Ceará ou pelos municípios. O ministro acolheu bem essa proposta e queremos expandir essa iniciativa. Para isso, provavelmente será necessária uma alteração na legislação para permitir que estados e municípios possam apoiar os setores produtivos do país, especialmente no Ceará, diante das dificuldades enfrentadas pelos empresários”, declarou o governador.

A tarifa de 50% será aplicada a partir de 6 de agosto e, até agora, quase 700 produtos foram isentados e não terão taxa adicional.

Elmano de Freitas ressaltou que cada setor tem suas particularidades e que, em alguns casos, a compra direta pelo governo é uma solução viável, enquanto em outros será preciso buscar outras formas de auxílio.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados