Brasil
Governador responde a Trump sobre violência no DF

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagindo às declarações em que o ex-presidente norte-americano indicou Brasília como exemplo de capital violenta.
Na carta, Ibaneis ressalta que, com base em dados oficiais, a percepção negativa de Brasília não condiz com a realidade. Ele menciona o Atlas da Violência 2024, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que aponta uma taxa de 6,9 homicídios por 100 mil habitantes na capital, a terceira menor do país. Esse índice representa um avanço histórico e é resultado de políticas públicas eficazes implementadas na região.
O governador também destacou sua iniciativa recente de reunir governadores de estados brasileiros para promover um diálogo direto com o governo dos EUA, buscando diminuir as tensões entre os países e garantir ações coordenadas com o Congresso Nacional para proteger a economia do Brasil.
Na segunda-feira (11), Trump anunciou uma intervenção federal em Washington D.C., alegando que a criminalidade na capital americana estava fora de controle, e ordenou a remoção de pessoas em situação de rua e criminosos das ruas. Ele comparou a situação de Washington a outras capitais globais, incluindo Brasília, classificando-as como “piores lugares do mundo”.
Em resposta às comparações feitas por Trump, autoridades de outras cidades como a Cidade do México também reforçaram dados que indicam que os índices de criminalidade nas suas capitais são inferiores aos apontados pelo ex-presidente americano para Washington.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login